Acesse o nosso site: www.yabatur.com

domingo, julho 10, 2011

Miguel Falabella estreia 'A Escola do Escândalo' em SP

Luxúria, falsidade, fofoca, intriga, jogo de interesses. Esses são os motes da comédia "A Escola do Escândalo", clássico do dramaturgo irlandês Richard Sheridan (1751-1815), que estreia hoje no Teatro Raul Cortez, em São Paulo. Após temporada no Rio, o espetáculo, considerado uma das melhores comédias de intrigas do teatro inglês, chega à capital paulista na primeira montagem nacional sob a direção e adaptação de Miguel Falabella.
Ambientada no final do século XVIII, o enredo critica de forma bem-humorada as maledicências - o hábito de falar mal da vida alheia, espalhar boatos e tramar. Tudo isso em plena corte inglesa. "A maledicência faz parte do ser humano até hoje. Todo mundo diz alguma coisa desabonadora em algum momento. Algumas pessoas mais, outras menos", disse o diretor, que acredita que a peça vai arrancar gargalhada do público. O elenco reúne, entre outros, atores com experiência no humor como Maria Padilha, Tonico Pereira, Bruno Garcia e Cristina Mutarelli.
Na trama, o rabugento comendador Pedro Atiça (Tonico Pereira) é casado com Rosália (Maria Padilha), ex-camponesa que se deslumbra com a vida fútil na alta sociedade. A relação do casal é ameaçada com a chegada do conquistador José Fachada (Bruno Garcia), que quer seduzir Rosália ao mesmo tempo em que está interessado em Maria (Bianca Comparato), sobrinha de Atiça.
Com a ajuda de Benferina (Rita Elmôr), José faz de tudo para arruinar com a reputação do grande amor de Maria - o irmão de José, Carlos Fachada (Armando Babaioff). O conluio terá ainda o apoio de Benjamin Mordessopra (Marcelo Escorel) e da fofoqueira Dona Cândida (Jacqueline Laurence). Mas os planos de José sofrem uma reviravolta com a chegada de sua tia, Dona Olívia (Cristina Mutarelli), que é alertada por Barata (Chico Tenreiro) das tramoias do sobrinho.
Os sobrenomes dos personagens têm a ver com a personalidade - e maledicência - de cada um: Atiça, Mordessopra, Benferina, Fachada. "O José Fachada, por exemplo, é um sujeito aparentemente educado, mas no fundo não é nada disto. Ele está interessado na fortuna da prima Maria", afirmou seu intérprete Bruno Garcia.
Após uma temporada bem-sucedida no Rio, a peça chega a São Paulo com mudanças no elenco. Tonico Pereira entra no lugar de Ney Latorraca na montagem paulista. "Estou muito feliz em ocupar o espaço que foi de um grande ator como o Ney. E principalmente por ser uma peça que expõe o ser humano, que trata desta relação medíocre, de fachada", afirmou Tonico.
"Tivemos uma temporada lotada no Rio. O público correspondeu muito bem ao espetáculo. Acho até que foi mais que o esperado por se tratar de um clássico. E eu não achei que as pessoas fossem chegar tão rapidamente no Sheridan. Mas elas chegaram porque o Sheridan é realmente muito bom", afirmou Falabella, que espera repetir a dose em São Paulo.
Em sua adaptação, Falabella consolidou em três os cinco atos da obra de Sheridan. Cortou aspectos que considerou irrelevantes e reduziu de 23 para dez os personagens na montagem nacional. "Esta é uma peça inédita pela dificuldade de produção. Era longa e feita para um grupo de atores. Acho que nunca ninguém teve a coragem de cortar", afirmou o diretor.
"O Sheridan foi um grande comicólogo. Mas as pessoas ainda não têm conhecimento das obras dele no Brasil", continuou Falabella. "Acho que o Sheridan foi muito ocultado pelo Shakespeare", brinca Bruno Garcia, se referindo a um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, William Shakespeare.
"Eu faço questão de abrasileirar tudo. Eu sempre traduzo o humor em uma coisa mais brasileira, que chegue mais facilmente às pessoas. E devo chegar, senão, eu não estaria aqui até hoje depois de tantos anos. Já teria desaparecido. Permanência, este é o segredo da nossa profissão", afirmou o diretor, que também é ator, autor e produtor.
A Escola do Escândalo - Teatro Raul Cortez (520 lugares).
Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista. Sexta, às 21h30; sábado, às 21h; domingo, às 18h. Ingressos: R$ 80. Classificação etária: 12 anos. Estreia 08 de julho. Até 18 de setembro.
*valores sujeitos a conveniência + taxa de entrega de acordo com a localidade
Fonte:http://www.parana-online.com.br/editoria/almanaque/news/542913/?noticia=MIGUEL+FALABELLA+ESTREIA+A+ESCOLA+DO+ESCANDALO+EM+SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, sentimento, crítica ou "feedback" comentando aqui. Muito grato!