Luxúria, falsidade, fofoca, intriga, jogo de interesses. Esses são os motes da comédia "A Escola do Escândalo", clássico do dramaturgo irlandês Richard Sheridan (1751-1815), que estreia hoje no Teatro Raul Cortez, em São Paulo. Após temporada no Rio, o espetáculo, considerado uma das melhores comédias de intrigas do teatro inglês, chega à capital paulista na primeira montagem nacional sob a direção e adaptação de Miguel Falabella.
Ambientada no final do século XVIII, o enredo critica de forma bem-humorada as maledicências - o hábito de falar mal da vida alheia, espalhar boatos e tramar. Tudo isso em plena corte inglesa. "A maledicência faz parte do ser humano até hoje. Todo mundo diz alguma coisa desabonadora em algum momento. Algumas pessoas mais, outras menos", disse o diretor, que acredita que a peça vai arrancar gargalhada do público. O elenco reúne, entre outros, atores com experiência no humor como Maria Padilha, Tonico Pereira, Bruno Garcia e Cristina Mutarelli.
Na trama, o rabugento comendador Pedro Atiça (Tonico Pereira) é casado com Rosália (Maria Padilha), ex-camponesa que se deslumbra com a vida fútil na alta sociedade. A relação do casal é ameaçada com a chegada do conquistador José Fachada (Bruno Garcia), que quer seduzir Rosália ao mesmo tempo em que está interessado em Maria (Bianca Comparato), sobrinha de Atiça.
Com a ajuda de Benferina (Rita Elmôr), José faz de tudo para arruinar com a reputação do grande amor de Maria - o irmão de José, Carlos Fachada (Armando Babaioff). O conluio terá ainda o apoio de Benjamin Mordessopra (Marcelo Escorel) e da fofoqueira Dona Cândida (Jacqueline Laurence). Mas os planos de José sofrem uma reviravolta com a chegada de sua tia, Dona Olívia (Cristina Mutarelli), que é alertada por Barata (Chico Tenreiro) das tramoias do sobrinho.
Os sobrenomes dos personagens têm a ver com a personalidade - e maledicência - de cada um: Atiça, Mordessopra, Benferina, Fachada. "O José Fachada, por exemplo, é um sujeito aparentemente educado, mas no fundo não é nada disto. Ele está interessado na fortuna da prima Maria", afirmou seu intérprete Bruno Garcia.
Após uma temporada bem-sucedida no Rio, a peça chega a São Paulo com mudanças no elenco. Tonico Pereira entra no lugar de Ney Latorraca na montagem paulista. "Estou muito feliz em ocupar o espaço que foi de um grande ator como o Ney. E principalmente por ser uma peça que expõe o ser humano, que trata desta relação medíocre, de fachada", afirmou Tonico.
"Tivemos uma temporada lotada no Rio. O público correspondeu muito bem ao espetáculo. Acho até que foi mais que o esperado por se tratar de um clássico. E eu não achei que as pessoas fossem chegar tão rapidamente no Sheridan. Mas elas chegaram porque o Sheridan é realmente muito bom", afirmou Falabella, que espera repetir a dose em São Paulo.
Em sua adaptação, Falabella consolidou em três os cinco atos da obra de Sheridan. Cortou aspectos que considerou irrelevantes e reduziu de 23 para dez os personagens na montagem nacional. "Esta é uma peça inédita pela dificuldade de produção. Era longa e feita para um grupo de atores. Acho que nunca ninguém teve a coragem de cortar", afirmou o diretor.
"O Sheridan foi um grande comicólogo. Mas as pessoas ainda não têm conhecimento das obras dele no Brasil", continuou Falabella. "Acho que o Sheridan foi muito ocultado pelo Shakespeare", brinca Bruno Garcia, se referindo a um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, William Shakespeare.
"Eu faço questão de abrasileirar tudo. Eu sempre traduzo o humor em uma coisa mais brasileira, que chegue mais facilmente às pessoas. E devo chegar, senão, eu não estaria aqui até hoje depois de tantos anos. Já teria desaparecido. Permanência, este é o segredo da nossa profissão", afirmou o diretor, que também é ator, autor e produtor.
A Escola do Escândalo - Teatro Raul Cortez (520 lugares).
Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista. Sexta, às 21h30; sábado, às 21h; domingo, às 18h. Ingressos: R$ 80. Classificação etária: 12 anos. Estreia 08 de julho. Até 18 de setembro.
*valores sujeitos a conveniência + taxa de entrega de acordo com a localidade
Fonte:http://www.parana-online.com.br/editoria/almanaque/news/542913/?noticia=MIGUEL+FALABELLA+ESTREIA+A+ESCOLA+DO+ESCANDALO+EM+SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião, sentimento, crítica ou "feedback" comentando aqui. Muito grato!