Acesse o nosso site: www.yabatur.com

sexta-feira, janeiro 06, 2012

A CIA BAIANA DE PATIFARIA COMEMORA 25 ANOS NOS PALCOS COM “A BOFETADA” E “SIRICOTICO” DIVIDINDO O PALCO NA TEMPORADA DE VERÃO DO TEATRO ISBA

 
As duas peças serão encenadas simultaneamente a partir de sexta-feira, dia 06/01, continuando o projeto de repertório da Cia Baiana de Patifaria. 
25 anos nos palcos, é o tempo que a Cia Baiana de Patifaria celebra em 2012, colocando em cena trinta personagens dessa trajetória, na Temporada de Verão. A partir de sexta-feira, 06 de janeiro, os dez personagens de A Bofetada invadem o palco sempre às sextas e domingos, tendo a participação de personagens de  Siricotico – Uma comédia do balacobaco. O mesmo acontecerá a partir de sábado, dia 07 de janeiro, quando os 20 personagens de Siricotico – Uma comédia do balacobaco, sempre aos sábados, entrarão em cena, interagindo com personagens de A Bofetada. Com o objetivo de comemorar um quarto de século em cena, a junção dos dois espetáculos, que utilizam muito do improviso seja em textos do teatro de esquetes (A Bofetada) ou de dramaturgia com início, meio e fim (Siricotico), pretende apresentar duas fases distintas da Cia Baiana e fazer com que essas duas fases possam interagir. A Bofetada entra em seu ano 24, com a marca de mais de 2.000 apresentações e 800.000 espectadores, enquanto Siricotico – Uma comédia do balacobaco faz 2 anos, 200 apresentações e um público de mais de 60.000 pessoas.
Sendo assim, enquanto A Bofetada ficará em cartaz às sextas-feiras e domingos, Siricotico será apresentada somente aos sábados. A temporada das duas montagens segue até o dia 11 de março, sempre às 20h, no Teatro do ISBA.
O novo ano ainda promete o lançamento de um livro sobre essa trajetória e o relançamento de outras duas montagens: Abafabanca e A Vaca Lelé. Para que isso aconteça a Cia Baiana aguarda respostas de Patrocínio. A idéia é que as peças sejam apresentadas em dias alternados, no mesmo teatro, para que o público possa conferir as várias propostas de comédia que vêm construindo o repertório da companhia.
 Com seus espetáculos sempre renovados com acontecimentos do cotidiano, será possível que o espectador se surpreenda com os personagens de Siricotico e A Bofetada comentando, desde, algum novo escândalo ministerial do atual governo, à chegada do verão com suas festas e ensaios de bloco, bem como os refrões das músicas do próximo carnaval. Em A Bofetada, por exemplo, o ator Alexandre Moreira, que interpreta Eleonora, personagem que pretende interpretar 60 papéis de uma tragédia grega em forma de “balé musical trágico”, teve várias referências acrescentadas fortemente inspiradas no filme Cisne Negro, incluindo também jazz, flamenco, dança do ventre, arrocha e pagode.
A cada final de semana serão 30 personagens, no palco do ISBA, celebrando os 25 anos de história da Cia Baiana, história que se confunde com as mudanças do Brasil nesse período, já que suas montagens acompanharam e continuam fazendo referência a cada momento do país, do mundo, seus espetáculos nunca são iguais. A idéia é poder brincar com essa profusão de trocas, a correria, a adrenalina, exercitando a irreverência que vem sendo a marca do grupo desde que foi criado em 1987, com Abafabanca. E como o público também muda, a trupe espera ter a chance de mostrar outras peças durante o ano, tudo dependerá de Apoio e Patrocínio.
NOTAS PARA ROTEIRO: 
A BofetadaMega sucesso da Cia Baiana de Patifaria volta a cartaz trazendo personagens como Fanta Maria, Pandora Luzia, Eleonora, Vânia e Dirce, que se revezam em três esquetes: “O Calcanhar de Aquiles” (de Mauro Rasi), “O Ponto e a Atriz” e “Fanta e Pandora” (ambos de Miguel Magno e Ricardo de Almeida). Centrada basicamente no tempo de comédia do ator, a peça tem uma comunicação direta com o público, através de referências retiradas do cotidiano e das características únicas da baianidade. Com Jarbas Oliver, Nilson Rocha, Alexandre Moreira e Lelo Filho – que também assina a direção da montagem.  Às sextas e domingos, às 20h, no Teatro do ISBA. Até 11 de março.
Data: Até 11 de março de 2012, sempre às sextas e domingos, as 20h
Local: Teatro do ISBA (Ondina, Tel: 71. 4009-3689).
Ingressos: R$50,00 (inteira).
Recomendação etária: 16 anos.

Siricotico, uma comédia do balacobacoEm cena, os atores Lelo Filho, Jarbas Oliver, Nilson Rocha e Alexandre Moreira interpretam 20 personagens para contar a divertida história de uma companhia de teatro em busca do sucesso numa província chamada Siricotico, vivendo confusões e surpresas em meio aos bastidores de uma montagem teatral – com direito a crises artísticas, testes de elenco, brigas de ego e uma estreia nada ortodoxa. A sétima peça da Cia Baiana de Patifaria tem direção de Fernanda Paquelet e texto de Vinnicius Morais e Lelo Filho. Somente aos sábados, às 20h, no Teatro do ISBA. Até 10 de março.
Data: Até 10 de março de 2012, somente aos sábados, às 20h
Local: Teatro do ISBA (Ondina, Tel: 71. 4009-3689).
Ingressos: R$ 50,00 (inteira)
Recomendação etária: 16 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, sentimento, crítica ou "feedback" comentando aqui. Muito grato!