Acesse o nosso site: www.yabatur.com

sexta-feira, dezembro 16, 2011

"CARTAS DE AMOR PARA STALIN", COM BETE COELHO E O ATOR BAIANO RICARDO BITTERCOURT


CARTAS DE AMOR PARA STALIN

BETE COELHO E RICARDO BITTENCOURT PROTAGONIZAM A PEÇA

Bete Coelho e Ricardo Bittencourt protagonizam a peça “Cartas de Amor para Stalin”, texto inédito do espanhol Juan Mayorga que ganha no país tradução de Manuel da Costa Pinto e direção do baiano Paulo Dourado. O drama é inspirado em um caso supostamente verídico envolvendo o intelectual russo Mikhail Bulgakov – um dos maiores escritores e dramaturgos soviéticos da década de 30 – e o ditador Josef Stalin.
Na trama, Bulgakov (Bittencourt) é um artista recluso e inconformado por ver sua obra desaparecer do país sob regime ditatorial. Eis que um dia recebe uma ligação telefônica: do outro lado da linha está o próprio Stalin, que confessa ser seu admirador. Mas a ligação cai e a partir deste impasse o dramaturgo Mayorga cria uma história densa, focada na desesperada tentativa do escritor de estabelecer um contato com o líder soviético através de cartas que ele nunca responde. Apesar dos apelos da mulher (Bete), Bulgakov entra em um processo paranoico em que se misturam realidade e alucinação.
A montagem é o terceiro trabalho da companhia BR 116, capitaneada por Bittencourt e Bete Coelho. “Trabalhamos textos que entendemos ter uma necessidade urgente em ser ditos, uma necessidade de dizer coisas que nós achamos extremamente atuais”, afirma o ator Ricardo Bittencourt. Em "Carta de Amor para Stalin", o  grupo leva ao palco um espetáculo que transcende a referência histórica e estabelece um debate entre o poder estatal e a arte. “A proposta da montagem é utilizar o texto original e homônimo do dramaturgo espanhol como ponto de partida para uma ampla reflexão sobre a condição do artista e o papel da arte nas sociedades contemporâneas”, afirma a atriz Bete Coelho.
Convidado pelo conterrâneo Bittencourt para a direção do projeto, Paulo Dourado aponta mais um aspecto importante da obra.  “Em tempos de democracia, talvez principalmente por isso, a montagem do espetáculo torna-se relevante no sentido de afirmar a importância do diálogo, da tolerância, do respeito à diversidade, do respeito à liberdade de expressão e de criação artística”, completa.


TEATRO -  Dias 20 e 21 de dezembro no TCA-Sala principal
Horário: 21 horas
Ingressos (inteira): R$ 30,00*


*valores sujeitos à cobrança de conveniência e taxa de entrega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião, sentimento, crítica ou "feedback" comentando aqui. Muito grato!