OSESP - ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULOO concerto terá a regência do francês Yan Pascal Tortelier e solos do jovem violinista ítalo-germânico Augustin Hadelich. No programa estão duas obras de Mendelssohn-Bartholdy e uma seleção de Cenas de Romeu e Julieta, de Prokofiev, feitas por Tortelier.
Histórico:"Desde seu primeiro concerto, em 1954, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo –Osesp– trilhou uma história de conquistas, que culminou em uma instituição hoje reconhecida pela excelência. A Osesp tornou-se parte indissociável da cultura paulista e brasileira, promovendo transformações culturais e sociais profundas.
Nos primeiros anos, foi dirigida pelo maestro Souza Lima e pelo italiano Bruno Roccella, mais tarde sucedidos por Eleazar de Carvalho (1912-96), que por 24 anos dirigiu a Orquestra e desenvolveu intensa atividade.Nos últimos anos sob seu comando, o grupo passou por um período de privações. Antes de seu falecimento, porém, Eleazar deixou um projeto de reformulação da Osesp. Com o empenho do governador Mário Covas, foi realizada a escolha do maestro que conduziria essa nova fase na história da Orquestra.
Em 1997, o maestro John Neschling assume a direção artística da Osesp e, com o maestro Roberto Minczuk como diretor artístico adjunto, redefine e amplia as propostas deixadas por Eleazar. Em pouco tempo, a Osesp abre concursos no Brasil e no exterior, eleva os salários e melhora as condições de trabalho de seus músicos.
A Sala São Paulo é inaugurada em 1999 e, nos anos seguintes, são criados os Coros Sinfônico, de Câmara, Juvenil e Infantil; o Centro de Documentação Musical; os Programas Educacionais; a editora de partituras Criadores do Brasil; e aAcademia de Música. As temporadas se destacam pela diversificação de repertório, e uma parceria com o selo sueco BIS e com a gravadora carioca Biscoito Fino garante a difusão da música brasileira de concerto.
A criação da Fundação Osesp, em 2005, representa um marco na história da Orquestra. Com o presidente Fernando Henrique Cardoso à frente do Conselho de Administração, a Fundação coloca em prática novos padrões de gestão, que se tornaram referência no meio cultural brasileiro.
Após as turnês pela América Latina (2000, 2005, 2007), Estados Unidos da América (2002, 2006, 2009), Europa (2003, 2007) e Brasil (2004, 2008), o grupo realiza em 2008 a primeira edição da Osesp Itinerante, pelo interior do estado de São Paulo, realizando concertos, oficinas e cursos de apreciação musical para mais de 70 mil pessoas – projeto desde então integrado ao cronograma regular da Orquestra.
Indicada pela revista inglesa Gramophone como uma das três orquestras emergentes no mundo às quais se deve prestar atenção, a Osesp inicia a temporada 2010 com o diretor artístico Arthur Nestrovski e o maestro francês Yan Pascal Tortelier como regente titular. Neste mesmo ano, realiza nova turnê pela Europa, apresentando-se em cidades como Viena, Salzburgo, Varsóvia, Colônia, Frankfurt e Madrid.
Em fevereiro de 2011, o Conselho da Fundação Osesp anuncia a norte-americana Marin Alsop como nova regente titular da Orquestra por um período inicial de cinco anos, a partir de 2012. Yan Pascal Tortelier, regente titular da orquestra entre 2009 e 2011, continuará a trabalhar com a Osesp como regente convidado de honra. Também a partir de 2012, Celso Antunes sera o novo regente associado da Orquestra."
Horário: 21 horasIngressos (inteira): R$ 50,00*
*valores sujeitos à conveniência e taxa de entrega de acordo com a localidade.